Em recente demonstração de controle remoto, realizada em certo aeroporto, um avião a jato, entrou na pista de aterragem, deslizou até um ponto determinado, deu volta e decolou na direção do vento. O avião realizou uma série de manobras, sobrevoou várias vezes o campo, realizando uma aterragem quase perfeita.

Os que foram convidados para assistir à demonstração, ficaram estupefatos ante essa prova extraordinária. Nenhum dos espectadores pensou que o avião estivesse voando sozinho. Sabiam que, atrás das manobras realizadas pela aeronave havia uma inteligência superior.

Quando consideramos os sinistros acontecimentos divulgados pela televisão, pelo rádio e pela imprensa, com seu noticiário cotidiano de mortes, terror e violência, não podemos deixar de convencer-nos de que uma inteligência-mestra está operando neste mundo em luta, não só contra Deus, mas contra tudo que é justo e bom.

Enquanto os homens falam em paz, preparam-se para a guerra! Enquanto planejam um mundo sem crime, a ilegalidade progride a passos de gigante! Enquanto pesquisam meios de banir a morte, surgem novas doenças e problemas! Bem disse outro dia um pensador: "Há hoje a operar no mundo alguma coisa diabólica."

Em muitos círculos atuais eliminou-se a idéia da existência do diabo. Muitos crêem que este poder consista apenas nos maus pensamentos da humanidade ou nas superstições provindas de fábulas da Idade Média. A Bíblia, entretanto, fala de um modo realista desse poder que opera no mundo hoje. Cristo e os profetas acreditavam na existência de um ser maligno chamado por vários nomes: Diabo, Satanás, Lúcifer, o Príncipe deste mundo, o Enganador, a Serpente, etc.

Onde teve origem o diabo? Por que não o destruiu Deus? Estas são algumas das muitas perguntas que surgem quando é mencionado o seu nome. Volvamos à Bíblia para descobrir a verdade acerca desse poder.

1. Com que se originou o pecado?
3:8.

2. Onde vivia esse ser diabólico antes de vir para a Terra?
10:18.

3. Que fez Deus, quando a rebelião de Satanás provocou a guerra no Céu?
12:7, 8, 9.

4. Que espécie de anjo era Satanás antes de sua rebelião?
28:12.

5. Que posição exaltada ocupava ele nas cortes celestiais?
28:14.

Como querubim cobridor, estava próximo de Deus. 80:1.

6. Que posição mais elevada cobiçou esse ser exaltado?
14:12, 13, 14.

Outro motivo de sua rebelião foi o orgulho por sua formosura. 28:17.

7. Quando foi expulso do Céu, a quem quis Satanás enganar?
3:1, 2, 3, 4, 5, 6.

Satanás usou a serpente como médium, para por ela alcançar a atenção da mulher.

8. Sobre que pretende Satanás ter domínio absoluto?
4:5 e 6.

Ver também 1:6, 7, 8.

9. Quem traz sobre a humanidade o sofrimento e a tentação?
2:7; 13:16.

10. Como adquiriu Cristo o direito de destruir o diabo e todo o mal?
2:14.

11. Como será finalmente destruído por Deus esse maligno?
28:16, 17, 18, 19.

12. Porque trabalha Satanás agora com tanto ódio?
12:10 e 12.

13. Como procura Satanás disfarçar-se, bem como aos seus enganos?
11:13, 14, 15.

14. Qual é única defesa do homem contra os enganos de Satanás?
6:11 e 12.

15. Como podemos alcançar a vitória sobre este arquiinimigo?
12:11.

Adverte-nos Pedro de que "" 5:8. Nunca foram seus enganos tão eficazes para desorientar e destruir os filhos de Deus como o são atualmente.

Não mais podendo retornar às cortes celestiais para escarnecer e acusar, Satanás procura agora atacar a Deus, desorientando e destruindo os filhos de Deus, pelos quais Cristo foi imolado.

O diabo procurou vencer o Salvador antes de completar Ele Sua missão redentora. Cristo saiu vitorioso de cada batalha que feriu com o enganador. Não cometeu um único pecado, diz-nos a Bíblia. Por Sua morte na Cruz do Calvário, adquiriu Ele o direito de livrar os que estão presos no cativeiro de Satanás, contanto que aceitem a Sua morte em lugar daquela que lhes correspondia. Instigando a morte de Cristo Satanás lavrou sua própria sentença de morte.

Satanás será destruído muito em breve, com todos os que o escolheram como seu líder e rei. A Santa Escritura nos assegura que seu fim será completo. Mas, ainda por um pouco ele enganará a todos os que puder. O mesmo Redentor que alcançou a vitória completa sobre a serpente, é capaz de vos dar a vitória, se colocardes vossa vida em Suas mãos - mãos que foram traspassadas por vossos pecados. Confiai nEle hoje mesmo, e Ele vos dará o perdão dos pecados passados e vitória sobre as tentações futuras.

( ) Quero aceitar a Cristo como meu Líder e Redentor.
( ) Orai para que tenha a sabedoria e as forças necessárias para vencer nosso inimigo.