Durante a Segunda Guerra Mundial um piloto que caiu no Oceano Pacífico, ficou flutuando por algum tempo num bote pneumático sem ser encontrado. Afinal, em desespero, elevou aos Céus esta oração: "Amado Deus, há vinte anos que nada vos peço. Se ouvirdes minha oração e enviardes alguém para me salvar, não vos molestarei por outro vinte anos."

Disse certo escritor que muita gente trata a Deus como se fosse um advogado ou médico. Vão ter com ele quando estão em dificuldade ou adoecem. Muitos têm a oração na conta de um recurso numa hora de grande apuro, quando não encontram nenhum outro auxílio.

A oração é o meio pelo qual os que vivem na Terra se podem comunicar com o Pai que está nos Céus. Cristo, quando na Terra, ficou provado da comunhão diária com Deus, que fruíra no Céu. Passava noites inteiras em oração, pois esta era Sua maneira de falar com o Pai.

Adão, antes da queda, cada tarde tinha oportunidade de andar e falar com Deus. O pecado separou o homem de seu Pai celestial no que concerne à comunhão face-a-face, mas Deus concedeu então ao homem o privilégio de falar com Ele mediante a oração. Que privilégio é comungar com o nosso Pai celestial a qualquer tempo e sob quaisquer circunstâncias!

Deus anela que Lhe abramos nosso coração e Lhe apresentemos nossos problemas, para que nos ajude. Vejamos agora como podemos falar com Deus de modo que nossas orações sejam ouvidas e atendidas.

1. Que pediam os discípulos a Jesus que lhes ensinasse?
11:1.

Como os discípulos, precisamos aprender de Deus a orar como Cristo orou, a fim de que Deus possa ouvir e atender nossas petições.

2. A quem devemos orar?
11:2.

3. Em nome de quem podemos confiantes aproximar-nos do trono de Deus em oração?
14:14.

É graças aos méritos da perfeita vida de Cristo que nos podemos aproximar confiantemente de Deus em oração.

4. Com que devem ser misturadas nossas orações?
4:6.

5. Com quanta sinceridade devemos buscar a Deus em oração?
29:12 e 13.

6. Que certeza nos é dada de que Deus ouvirá nossas orações?
7:7 e 8.

7. Até que ponto está Deus disposto a atender às orações de Seu povo?
7:11.

8. Que auxílio é prometido ao filho de Deus, para que suas orações sejam compreendidas e atendidas por Deus?
8:26.

9. Que condições disse Cristo que seria necessária para que nossas orações sejam atendidas?
11:24.

10. Se nos falta fé quando oramos, qual, diz a Bíblia, será o resultado?
1:6 e 7.

11. Que petições podemos esperar que Deus atenda?
5:14 e 15.

12. Por que não são algumas de nossas orações atendidas como desejaríamos?
4:3.

13. Sob que condições recusa o Senhor atender a nossas orações?
66:18.

14. As orações de quem, são uma abominação ao Senhor?
28:9.

15. Com que freqüência deve o Cristão orar?
5:17.

16. Em que ocasiões tomava Davi tempo para orar?
55:17.

Disse alguém que a oração é o abrir de nosso coração a Deus como a um amigo. É partilhar as alegrias e tristezas da vida com Alguém que nos ama e cuida de nós. Que privilégio, partilhar com Deus nossos pensamentos mais íntimos!

Em certas horas do dia é às vezes muito difícil telefonar a uma pessoa querida, porque as linhas estão todas ocupadas. Como nos agrada ouvir a voz da pessoa querida e distante, mesmo pelo telefone! Milhões de milhões de dolares gasta todos os anos o povo brasileiro, porque quer falar com os queridos distantes.

Para falar ao Rei do Universo não precisamos gastar coisa alguma, senão um pouco de tempo de joelhos. Quantas vezes carregamos fardos e problemas desnecessários porque não tomamos tempo para orar! Tomemos hoje a decisão de enriquecer nossa vida de oração a fim de que se torne uma experiência compensadora, à medida que a ela recorremos para pôr-nos em comunhão com o nosso Deus. As linhas que nos põem em comunicação com o Rei do Universo jamais estão ocupadas; sempre há uma livre para nossa oração sincera.

( ) Com o auxílio de Deus, passarei cada dia algum tempo em oração.
( ) Quero aprender a orar eficazmente.