Tempos atrás os jornais contaram o caso de uma menina que criara um filhote de onça. Este tinha poucos dias de idade, quando lhe foi dado. A menina cuidava do animalzinho com muito carinho, e os dois passavam muitas horas em animada brincadeira.

Quando a onça se tornou grande, a menina foi advertida do perigo de brincar com aquele animal selvagem. Ela havia, por assim dizer, crescido com a onça e estava certa de que o animal nunca lhe havia de fazer algum mal. Dizia que todos os traços selvagens daquele felídeo haviam sido eliminados por sua associação constante com os humanos.

Um dia a menina, brincando com o animal, feriu o dedo. A onça lambeu o sangue do ferimento. Em questão de segundos aquele manso e gentil companheiro de brinquedos se tornou uma fera selvagem. Derribando sua dona meteu-lhe as garras e começou a mordê-la. A menina estava certa de que a natureza da onça se transformara por sua associação com os humanos, mas descobriu que o animal possuía ainda a natureza e o coração de uma fera.

Este caso ilustra a natureza do homem. O homem nasce com a natureza basicamente pecaminosa. É-lhe muito mais fácil fazer o que é errado e pecaminoso, do que o que é bom e justo. A educação e cultura podem desenvolver nele alguns sinais exteriores de bom comportamento, mas a natureza má, herdada de Adão, permanecerá.

O terno pai e marido extremoso podem tornar-se maníacos furiosos, depois de tomar umas taças de álcool. Dizem os psicólogos que essas explosões se devem a impulsos recalcados, contidos pelo domínio próprio, mas que irrompem quando esse domínio fica temporariamente anestesiado. Cristo disse que os guias religiosos de seu tempo eram semelhantes a "" 23:27.

Para estarmos em paz com Deus é preciso que estejam perdoados nossos pecados do passado. Mais do que isso, é preciso que se transforme a natureza má, que produz esses pecados.

1.Que diz a Bíblia que é impossível ao pecador?
13:23.

2.Como descreve Isaías as boas obras que somos capazes de fazer?
64:6.

3.Quando Paulo queria fazer o bem, que fazia em seu lugar?
7:15, 16, 17, 18, 19.

4.Porque era Paulo incapaz de fazer o que Deus lhe ordenava?
7:14.

5.Que diz a Bíblia ser a razão por que a humanidade não obedece a Deus voluntariamente?
8:6 e 7.

6.Como pode um pecador perdido tornar-se filho de Deus?
3:19.

Este texto nos diz que devemos arrepender-nos e converter-nos. A palavra "converter-se" quer dizer transformar-se. Nossa natureza carnal tem de transformar-se em natureza espiritual. Nossa parte é arrepender-nos, ou entristecer-nos por nossos pecados. A parte de Deus é operar em nós essa transformação a que chamamos conversão.

7.Como pode nossa natureza transformar-se, de carnal para espiritual, de modo que possamos chegar a ser aquilo que Deus deseja que sejamos?
3:3.

8.Como consegue Deus esse renascimento espiritual?
1:12 e 13.

9.Que promete Deus fazer, se nos entregamos a ele?
36:26.

10.Sob a nova aliança, que prometeu Deus fazer para nos ajudar a viver uma vida cristã?
8:10.

11.Por meio de quem nos vem o livramento da natureza má?
7:24 e 25.

12.Quão profundo deve ser nosso desejo de alcançar essa transformação?
5:6.

13.Quando seremos capazes de encontrar o auxílio de que necessitamos para alcançar a salvação?
29:12 e 13.

14.Quão plenamente somos transformados, por esse renascimento por meio de Cristo?
5:17.

15.Como descreve a Bíblia a transformação que se realiza pelo novo nascimento?
3:1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

16.Uma vez convertida verdadeiramente, que novos traços de caráter serão vistos na vida da pessoa?
5:22, 23, 24, 25.

17.Que certeza á dada aos que são nascidos de Deus?
5:4.

Quantas vezes temos fracassado em nosso desejo de seguir ao Salvador como deveríamos! Muitos de nós temos esforçado arduamente para fazer o bem - tão somente para sofrer um fracasso pior do que antes! Nossas intenções eram boas, mas procuramos fazer o bem sem a ajuda de Deus. Éramos ainda de natureza carnal e pecaminosa. Éramos dominados por paixões e hábitos contraídos antes de conhecermos o divino plano da redenção. Jamais poderemos vencer o diabo com nossas próprias forças.

Unicamente pondo nossa vida nas mãos de Cristo é que podemos alcançar a vitória sobre os pecados do passado. É somente por meio dEle que podemos viver uma vida cristã vitoriosa.

Dai-Lhe hoje vosso coração e experimentai a alegria e paz que vos proporciona o converter-vos numa nova criatura em Cristo.

( ) Desejo alcançar o novo nascimento que Deus prometeu.