Disse recentemente uma autoridade em criminologia que estamos perdendo a batalha contra o crime. Ano a ano, ou mesmo mês a mês, aumenta assustadoramente a delinqüência juvenil. As autoridades, em geral, estão muito preocupadas com o desrespeito do povo às leis do país.

A imprensa divulga os mais terríveis crimes, ocorridos diariamente. Qual será a causa de tão flagrante desvio da lei? Acertou um periodista quando, num exame da depravação moral da sociedade, afirmou que já não existe um padrão moral para guiar a geração moderna.

Mesmo alguns líderes religiosos advogam um modo de vida que é sumamente contrário ao que é ensinado na Palavra de Deus. Do alto de muitos púlpitos se proclama: "A lei de Deus foi abolida; por que, então, preocupar-nos com esse antigo jugo de escravidão?" Muitos cristãos dizem ser impossível guardar a lei de Deus; por que, então insistir?

As pessoas que defendem a abolição da lei são sinceras, mas estão equivocadas. Se removemos a norma que assinala o bem e o mal, não demorará que a sociedade abandone todos os princípios morais. Estamos hoje colhendo os frutos do ensino e orientação que algumas igrejas ministraram ontem. Disse o salmista: "" 119:126.

Façamos uma ampla investigação do que ensina a Bíblia acerca de nossa relação com a lei e a graça. Estaremos então em condições de compreender quão grave é querer solapar a norma divina de justiça.

1.Que faz à nossa alma a lei de Deus?
19:7.

2.Que faz a lei pelo pecador?
3:19, e 20.

3.Que foi que ajudou Paulo a reconhecer o pecado em sua vida?
7:7.

4.Onde se encontra o mandamento a que se refere Paulo?
20:17.

Os Dez Mandamentos são dados em 20:3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17.

5.Que diz a Bíblia que é o pecado?
3:4.

6.Quando não há lei, ou ela foi abolida, que acontece com o pecado?
4:15.

Deus deu Sua lei perfeita para identificar o pecado. Nos Dez Mandamentos temos a perfeita regra do viver correto. Leva o pecador à convicção do pecado. Para o cristão serve de norma do reto viver. Não pode salvar do pecado - pode apenas proporcionar uma convicção da existência do pecado, de modo que o pecador sinta sua necessidade de Cristo e vá ter com Ele em busca de salvação.

7.Por que foi necessário que Cristo morresse por nossos pecados, quando temos a lei?
3:21 e 22.

8.Por meio de que, então somos salvos de nossos pecados?
2:8 e 9.

Define-se a graça como "favor imerecido." É algo que não podemos alcançar por merecimento, pois nada merecemos. É um dom gratuito de Deus.

9.Como recebemos este dom da graça?
6:23.

Foi o tomar Jesus o nosso lugar na cruz, que saldou a dívida de nossos pecados. Por causa de Sua vida de perfeita obediência, seremos no juízo tratados como Ele deveria ter sido tratado.

10.Como indica Paulo que a pessoa salva pela graça não continuará a viver em pecado?
6:1, 2, 14 e 15.

11.De que modo o aceitarmos a Cristo mediante a fé, afeta nossa relação para com a lei?
3:31.

12.Que revela que é um  mal, no indivíduo, o antagonismo à lei?
8:7.

13.De que maneira a pessoa nascida de novo mostrará seu amor a Deus?
5:1, 2, 3.

14.Que diz a Bíblia acerca da pessoa que professa conhecer a Cristo e todavia recusa obedecer-Lhe?
2:1, 2, 3, 4.

15.Qual será a atitude da pessoa que foi salva pela graça inigualável de Deus?
40:8.

Certa noite, numa reunião evangélica, um jovem, que havia sido bebedor inveterado, atendeu ao apelo feito e foi para a frente, para indicar o seu desejo de entregar a Cristo sua vida. Quando lhe perguntaram como resolveria os problemas que se lhe antolhariam, respondeu que não sabia, mas estava resolvido a entregar-se a Deus.

Sua indagação não foi: "Quanto tenho que renunciar para tornar-me cristão?" Era, antes: "Quanto posso fazer por Cristo, que tanto fez por mim?" Vemos que Cristo tomara plena posse do coração daquele homem, porque fizera uma entrega completa. Ele atendera à exortação do Mestre: "" 9:23.

Se não aceitastes ainda a Cristo como vosso Salvador, fazei-o agora. Ide à lei de Deus e convencei-vos de que sois um pecador. Aprendei da Bíblia que o salário do pecado é a morte. Reconhecei que vossa única esperança de purificação e salvação se encontra em Cristo e Sua morte por vossos pecados. Então, ajoelhai-vos, com fé, junto da cruz, e deixai que o Cordeiro de Deus tire também os vossos pecados. Erguei-vos então e segui para a frente, vivendo para Ele. Esta é a única maneira de encontrardes paz e felicidade para a alma.

( ) Desejo aceitar toda a graça de Deus.
( ) Desejo que Deus me ajude a tornar-me um obediente filho Seu.