Faz anos, uma pessoa cristã, indo de casa em casa, animando os outros a estudarem a Bíblia, deteve-se para falar a um homem que trabalhava em um jardim. Quando lhe sugeriu que tomasse algum tempo para familiarizar-se com a Bíblia e com a mensagem que contém, disse-lhe aquele, categoricamente, que estava por demais ocupado para estudar a Bíblia. E para acentuar mais o pouco tempo de que dispunha, acrescentou:

- Ora, tenho tanto trabalho que nem me sobra tempo para ler as revistas cômicas!

Muita gente tem a mesma atitude. Hoje em dia parece que todos andam tão ocupados que se acham incapazes de fazer tudo que deviam. Muitas pessoas têm o desejo íntimo de dedicar mais tempo a Deus. Gostariam de fazê-lo, mas a questão é: De onde tirar esse tempo?

Devemos ser muito gratos a Deus por entender Ele os problemas que nos assoberbam hoje. Ele tomou providências para que tivéssemos tempo para estudo, devoção e comunhão com Ele. Deus bem sabia que à medida que o tempo passasse e a vida se tornasse mais complexa, o homem teria a tendência de esquecer a relação existente entre ele e seu Criador. Por isso pôs à parte um período especial para que o homem pudesse refrigerar-se, deixando de lado seus muitos problemas, dificuldades e perplexidades, renovando sua relação com o Pai celestial.

Um psiquiatra disse a um paciente, não faz muito, que o que precisava era afrouxar completamente a tensão. Mediante o pagamento de alguns dolares por semana, o psiquiatra comprometeu-se a ensinar-lhe a arte. Devia simplesmente afastar de seu espírito todos os problemas. Afirmava o psiquiatra que se todas as pessoas removessem para longe todas as perplexidades por um dia na semana, afrouxando completamente a tensão, haveria pouca necessidade de instituições para doentes mentais.

Deus pôs de parte um dia no qual Ele deseja que renovemos nossas forças físicas e espirituais. DEle aprendamos agora alguma coisa acerca desse dia.

1.Em o Novo Testamento, como chama Cristo, nosso Senhor, Seu dia especial de repouso e adoração?
1:10.

2.De que dia, disse Jesus, era Ele Senhor?
12:8.

O Senhor diz que esse é o Seu santo dia. 58:13.

3.Que dia é o sábado do "Senhor teu Deus?"
20:8, 9, 10, 11.

4.Quando foi o sábado criado, abençoado e posto à parte por Deus, como dia santo?
2:1, 2, 3, 4.

De 1:16 e 1:1, aprendemos que foi Jesus o agente ativo da criação. Foi Ele, pois, que descansou no sétimo dia, e o abençoou e santificou.

5.Por causa de quem fez Deus do sábado um memorial de Seu poder criador?
2:27 e 28.

6.A quantos habitantes da Terra foi o sábado dado como um dia de recordação e repouso?
56:1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

7.Que punição predisse Cristo que sobreviria à nação judaica se deixassem de santificar o sábado?
17:27.

8.Que exemplo deu Jesus acerca do descanso do sétimo dia?
4:16.

9.Como protegeu Jesus o caráter sagrado do sábado, quarenta anos depois de Sua ressurreição?
24:20.

Jerusalém foi destruída no ano 70 A.D.

10.Como honraram os seguidores de Cristo o Seu santo dia, depois da crucifixão?
23:56.

11.Quando pediram o gentios que Paulo lhes pregasse a verdade de Cristo?
13:42, 43, 44.

12.Da mesma forma que seu Senhor, que fazia Paulo no dia de sábado?
17:2; 18:3 e 4.

13.Em que dia adorarão todos a Deus, na Terra renovada?
66:22 e 23.

14.Que pede o Senhor ao Seu povo que faça em relação ao Seu santo dia?
58:13 e 14.

15.Como expressamos nosso amor a Deus por nos haver criado e redimido?
5:1, 2, 3.

16.O exemplo de quem seguirão os cristãos, ao escolher um dia de adoração?
2:6.

Várias vezes Deus afirma, na Bíblia, que o ato que O destaca como o Deus verdadeiro é Seu poder criador. Foi Ele que criou o mundo. A Terra não veio à existência por algum misterioso acaso, alguma explosão cósmica ou processo evolucionista. Ensina-nos a Bíblia que Deus, em Sua sabedoria, planejou este mundo e por Seu poder criador o trouxe à existência.

O sábado foi instituído como monumento comemorativo de Seu poder de criar. Deve também ser como um oásis para a alma do homem, no qual possa encontrar repouso e refrigério mediante a comunhão com seu Criador. A relação da criatura para com o Criador é a verdadeira base de todo culto. Visto como essa relação jamais se poderá mudar, através de toda a eternidade toda a criação adorará a Deus no Seu santo dia de sábado

Nunca mais do que hoje careceu o homem de um tempo para se lembrar de Deus e de Sua obra de criação. Nunca mais do que hoje precisou o homem de um tempo de repouso e de completo afastamento dos cuidados da vida, de seu espírito. Unicamente seguindo o exemplo de nosso Senhor e usando o Seu tempo da maneira em que Ele nos instruiu, poderemos encontrar a bênção que Deus prometeu aos que O honram como o Criador. Jesus insta conosco para seguirmos Suas pegadas, imitando-lhe o exemplo. Não devemos fazer isso, também em relação com a observância do sábado?

( ) É desejo meu, honrar a meu Senhor como Criador e Redentor.
( ) Estou disposto a seguir as pegadas de meu Senhor.